Alphonse Bouvier

Alphonse Bouvier ou “Bué” (Yonne 22 de dezembro de 1851 – Lyon 16 de novembro de 1931) foi um influente estudioso e autor francês de obras sobre o magnetismo animal e sobre o hipnotismo.

 Primeiros anos

Alphonse Bouvier nasceu 22 de dezembro de 1851, perto de Sens em Yonne, um departamento da França localizado na região Borgonha, em uma família de trabalhadores rurais. Do ano de 1871 a 1878, ele fez o serviço militar em campos de Sathonay perto de Lyon, antes de chegar em “Sathonay” em um sonho premonitório previu a visão da rua e da praça de “la Croix-Rousse” o monte “de la Grande-Côte” e por último a praça “des Terreaux”. Não possuindo muita instrução, aproveitou para crescer intelectualmente enquanto estava no Exército francês, deixando-o já com a patente de sargento e com considerável conhecimento.

O encontro com a Hipnose e o Mesmerismo

Assim que se desvencilhou do Exército desloca-se para Paris e Lyon, se compromete com o Hospital da Salpêtrière como assistente de laboratório. Foi no Salpetriere que ele pode assistir às experiências hipnóticas do Dr. Charcot e tornou-se ciente de seu magnetismo. Magnetismo este aplicado em pacientes onde encontrou o que seria para ele o meio de tratamento mais benéfico, indo em seguida para Lyon. É neste período que ele conheceu o tenente-coronel Albert de Rochas, então diretor da Escola Politécnica de Palaiseau, com quem ele vai praticar experiências mais tarde importantes em Lyon e Grenoble.

Em 1880 aos 29 anos, casou e se instalou em Lyon, no número 5 de “cours Gambetta”, possuindo também uma casa de campo em Cusset.

Em seu primeiro consultório localizado na rua “Sebastian Gryphius”, ele recebia em torno de 600 pacientes por semana, incluindo de 140 a 160 só na sexta-feira. Além de abdicar o pagamento dos desprovidos, o Sr. Bouvier sempre depositava uma pequena moeda em suas mãos.

Nasce a Fundação Bouvier

Mais tarde, Bué alugou um quarto no número 6, da rua “Paul-Bert”, onde por vezes além do magnetismo era reservado para festas animadas por um grupo de teatro que reunia jovens artistas de Lyon. Sua receita era concebida para alimentar um fundo de ajuda à anciãos. Assim cria-se a Fundação Bouvier em 1885.

Em 1885 também, cria-se a “la Sté Fraternelle d’Etudes du Spiritisme” e inicia-se sua tarefa com palestras sobre o magnetismo no meio espírita. Ele também desenvolveu experiências na área de regressão de memória.

Alphonse Bouvier perece à 16 de novembro de 1931, sendo sepultado no cemitério de Guillotière ao beco 20, vc por Hubert Forestier com outros membros da sociedade espírita. Uma mão em bronze fundido foi depositado sobre sua cátedra, referenciando as muitas curas que ele dirigiu.

Fonte:  Portal Magnetismo animal