Hector Durville

Marie-François Hector Durville ou Hector Durville (Mousseaux, França, 08 abril de 1849 – Montmorency, França, 01 de setembro de 1923), autor, magnetizador e pesquisador no campo do ‘’magnetismo animal’’ e de outros assuntos considerados ocultos. Foi o Patriarca da família Durville e continuador da obra fundamental de Barão du Potet o jornal Du magnétisme

Biografia

Hector Durville nasceu em 8 de abril de 1849, em Mousseau, França. Durville descobriu o mesmerismo no outono de 1861, quando um de seus irmãos tornou-se vítima epidêmica de disenteria.Com seus filhos Gaston, Henri e André Durville ele desempenhou um papel significativo na popularização de estudos sobre temas considerados ocultos (Espiritualismo e Magnetismo) na França.No ano de 1870 é criado o Editorial Duville com publicações dedicadas a fenômenos parapsicológicos que tivessem relevâncias no tema desdobramento astral.

A editora de Hector & Henri Durville em Paris emitiu uma grande variedade de livros e periódicos que tratam do Mesmerismo, ocultismo, o Espiritismo e as terapias naturais, alguns dos quais ele escreveu. Com seu filho Henri, dirigiu o Institut du Magnétisme et du Psychisme experimental, fundada em 1878.

Como médico psiquiatra e juntamente com seus filhos Henri e Gaston, continuou o “Journal du Magnétisme”, originalmente fundada pelo Barão du Potet.

Em 1887, ele fundou a “Société Magnétique de France”, e em 1893, a “École Pratique de Magnétisme et de Massage”.

Henri Durville (1887-1963), filho de Hector Durville, professava em sua escola o que chamou “os princípios da física dinâmica”, em que ele mostrou a diferença entre o magnetismo animal e o hipnotismo. Seus estudos foram extremamente avançados, em acordo com François Ribadeau-Dumas, em seu livro “História da varinha mágica“, onde afirma que os estudos de Henri Durville abriram novos horizontes, especialmente em as suas investigações quanto ao sonambulismo e de sua ação no centro dos nervos.

No ano de 1896 Durville fundou, ainda em Paris a “Universidade de Estudos Avançados”, que oferecia as Faculdades de: “Ciência Magnética”, “Ciência Hermética” e a “Faculdade de Ciências Espíritas”, a última tendo como diretor o engenheiro Gabriel Delanne.

Ele também publicou o “Revue du Psychisme expérimental” e “Psychic Magazine”. E no ano de 1919 mais precisamente no dia 10 de junho o poeta português Fernando Pessoa escreveu a Hector Durville e a seu filho Henri pedindo auxílio por meio de tratamento magnético. Neste período é necessário salientar que o magnetismo passava novamente por processo de perseguição por parte dos médicos mas mesmo assim o escritor procura o auxílio do mesmo.

Quatro anos depois ele desfalece no dia 01 de setembro de 1923, em Montmorency, França. 

 

Fonte:  Portal Magnetismo animal